Sansamp VT Bass Character Series Review

O VT Bass Deluxe faz parte da linha Sansamp Character Series e é uma ferramenta muito poderosa para o seu baixo, criada pela Tech 21. Você pode utilizar o VT Bass tanto para gravar em linha como para tocar ao vivo. Ele funciona com o pedal/stomp tipo shaper. Pra você entender melhor qual é a onda do VT Bass ele se propõe a emular os timbres da Ampeg, é 100% analógico e emula desde amps modernos até valvulados vintage da década de 60. Na minha opinião ele faz muito, mas muito bem! Já vou adiantar que com ele você vai conseguir uma ampla gama de timbres. Como ele não funciona como as emulações modernas, que tem presets prontos e marcações específicas para cada amplificador, você pode explorar N sonoridades com as combinações entre os knobs.

Sansamp Character Series VT Bass Deluxe

Sansamp Bass Driver

Precisamos falar sobre o Sansamp Bass Driver. Você já deve conhecer esse pedal, que é muito utilizado para gravar baixo.

Qual a diferença entre o Sansamp Bass Driver e o Sansamp VT Bass?

Basicamente, timbres. A operação dos dois equipamentos é bem semelhante, assim como as funcionalidades. Como dito anteriormente, o VT Bass é mais indicado para quem tem inclinação para os timbres da Ampeg, mas deixando claro que de nenhuma forma ele se limita a isso.

Na comparação entre o Sansamp Bass Driver e o Sansamp VT Bass, eu diria que o segundo é mais versátil e te dá maiores possibilidades de timbre na área dos médios. Além disso, o VT Bass Deluxe te oferece a funcionalidade de salvar seus presets em 6 bancos, separados em 2 canais. Pra quem está sempre nas GIG’s isso é uma mão na roda!

Mais um ponto para o VT Bass vai por conta do FX Loop embutido, que serve para você conectar seus pedais de efeito em conjunto com ele. Outro ponto para o VT Bass: se você toca com dois baixos, ele te dá duas entradas separadas. Nesse caso, não terias mais 6 bancos de efeito, mas apenas 3 por canal.

Voltando ao VT Bass, ele tem os knobs clássicos, “Drive”, “Character”, “Low”, “Mid”, “High” e “Level”. O “Drive” é autoexplicativo. Já o “Character” é o que vai definir o “amp” a ser emulado. Mais para a esquerda, mais vintage enquanto mais para a direita, mais moderno o seu amplificador. É importante ressaltar que o Sansamp VT Bass é muito sensível às mudanças nos knobs. Em algumas situações, mudanças sutis produzem grandes diferenças nos timbres. Fique ligado. Ainda nos knobs, ele tem um comportamento que, a princípio, é bem estranho, mas depois você se acostuma e até acha bom. Os knobs demoram um pouco para “registrar” a mudança que você está fazendo. Repito: no início é muito estranho. Mas, pesquisei a causa disso e o motivo é nobre. Essa “funcionalidade” existe para que você possa verificar o quanto a posição do knob está distante da posição original do preset. Se está próximo o led pisca rapidamente, se está distante, o led pisca mais devagar. Uma solução engenhosa para manter o pedal analógico e não ter que enfiar componentes digitais “apenas” para indicar isso.

Como salvo meu preset no Sansamp?

Simples. Selecione o canal, selecione o banco onde ele vai ficar, configure seu timbre e dê dois toques no botão. Pronto, seu timbre está salvo, pode conferir.

Funcionalidades extras

Saída XLR balanceada, alimentada por phantom power

Sim, você pode alimentar seu pedal via phantom power e guardar a fonte que, aliás, é uma fonte padrão de 9v.

Saída paralela

Enquanto grava o baixo no seu DAW favorito, você pode enviar a saída paralela direto para seu amplificador, poupando seus monitores e dando mais conforto para o baixista na hora da execução.

XLR Pad

Dá uma segurada no ganho da saída XLR

¼ Out Boost

Dá um ganho na saída ¼

Loop de efeitos

Conecte seus pedais de efeitos, como aquele flanger malucão.

Construção e acabamento

O pedal é um pequeno tanque. A construção é bem sólida, porém notei algo peculiar. A impressão do label do pedal não é muito resistente. É claro que você não vai ficar arranhando o label de seus pedais, então cuide bem de seu briquedo e seja feliz.

O meu chegou com uma parte do label detonada. Sim, comprei usado de um dono sem noção. Mas o preço foi bom, então, nada a reclamar.

Como é o som do Sansamp VT Bass?

Fizemos um vídeo para te mostrar justamente isso. Dá uma olhada.

 

Conclusão

O VT Bass é um pedal excelente. Todos os reviews que encontrei foram só elogios. Com certeza vai agradar a 99% dos baixistas e produtores. Digo 99%, porque não dá pra agradar todo mundo, certo?

 

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

Fechado para comentários

Topo da página