Focusrite Saffire PRO 14 Review

A Focusrite Saffire PRO 14  é uma interface de áudio externa, com conexão firewire, extremamente estável e robusta, voltada para os Home Studios e Studios de pequeno e médio portes.

Focusrite Saffire PRO 14

São 8 entradas e 6 saídas no total, controladas por um mixer via software (Saffire MixControl, na imagem abaixo), que oferece muitas opções de roteamento do som e com uma funcionalidade interessante – o loopback, que te permite gravar fontes de som externas, por exemplo, o audio do Youtube, diretamente no DAW. Um outro ponto importante é a possibilidade de monitorar diretamente o sinal que entra para gravação. Dessa maneira, é possível controlar o volume de maneira independente e com latência zero (zero latency).

Saffire MixControl

Instrumento ou linha?

É também no MixControl que você vai selecionar se o som captado vem de um instrumento ou da linha e as conexões frontais disponíveis são XLR ou P10.

Software x Hardware

O MixControl tem a maioria  das opções de controle que um mixer deve ter, como mute, solo, pan, level metters e controles de in e out. Controlar o fluxo de sinal via software pode ser algo desafiador para os iniciantes, mas depois que se habitua, logo fica fácil de entender porque um mixer virtual é tão útil e, claro, pode em muitos casos, substituir os mixers físicos (hardware) trazendo economia pra todos nós.

Os controles e configurações da interface também estão integrados ao mixer, tornando mais fácil a tarefa de mudar ou testar diferentes combinações, assim como ajustar a latência ideal para o seu equipamento.

Dica:

Também existe um botão tipo knob no mixer que permite o controle do volume master do mix, assim como os botões de mute. Muito úteis!

Firewire: o lado bom e o lado ruim

A conexão é Firewire o que tem um lado bom e outro ruim. O lado bom é a conhecida estabilidade e velocidade para aplicações de audio e a flexibilidade de conexões – com adaptadores você pode conectar com Firewire 400, 800 e até Thuderbolt, no caso da Apple, liberando assim a porta Firewire para outras aplicações. O lado ruim é que a conexão não é hot swap, ou seja, você não pode desplugar com o computador ligado ou correrá o risco de ter seu equipamento danificado.

Look & Feel

Ao contrário de alguns modelos concorrentes, a sensação que sem tem quando olhamos de perto é de um produto resistente e bem construído. Um dos motivos é que sua carcaça é de metal e não de plástico e, além disso, a cor predominante é a preta, o que tira o look and feel moderninho “color block” que acabou virando virando tendência. O peso também influencia na percepção que temos do produto, pois quando pegamos algo leve demais, parece que estamos diante de um brinquedo caro e não de um equipamento profissional. Com a Saffire PRO 14 você tem a certeza de que está com uma ferramenta nas mãos pronta para produzir muito (e ela pesa 1,5Kg).

Ao alcance das mãos

Como você pode ver na imagem, ela tem quatro knobs frontais. Dois para controle do ganho do sinal de entrada e dois para controle do volume de saída do sinal, um para o sinal dos monitores e o outro dos fones.

Focusrite Saffire PRO 14 Frente

Para a entrada de sinal, temos 3 leds que dão informações importantes: o primeiro, de baixo para cima, indica se a entrada está sendo utilizada com um instrumento de alta impedância ou como linha, o segundo mostra se o sinal está chegando e o último, avisa se está “clipando”, por isso ele tem as iniciais OL, de overload.

Logo abaixo dos primeiros knobs fica o botão que aciona o phanton power (necessário para ligar microfones a condensador)

Qualidade dos pré-amplificadores Focusrite

Uma coisa que chama a atenção é a qualidade dos prés. Também não esperávamos menos, pois a Focusrite é famosa justamente por isso (não só por isso). Vale ressaltar que os prés dessa interface são exatamente os mesmos que alguns dos modelos mais caros, ou seja, de saída já temos a mesma qualidade que a encontrada nas irmãs maiores, nesse quesito.

Infelizmente, para os entusiastas, o limite para a captura de audio é 24bits a 96Khz, enquanto alguns sistemas já permitem operação a 32bits e 192Khz. No entanto, a experiência nos mostra que de nada adianta uma alta taxa de amostragem quando a qualidade de conversão de sinal é pobre. A Saffire PRO 14 entrega seu 24bits a 96Khz de maneira mais que honesta, com qualidade irretocável. Arriscaria dizer que muito superior a algumas interfaces de origem duvidosa que andam por aí.

Ins e Outs

Inputs analógicos (Inputs 1-2)

  • 2 Mic XLR Combo (canais 1-2) frontais
  • 2 Line 1⁄4” TRS (canais 3-4) na traseira
  • Detecção automática entre microfone e linha (canais 1-2)
  • Troca entre sinal de linha e instrumento (channels 1-2) via Saffire MixControl App
  • Troca entre ganho de +16dBu (low) ou -10dBV (high) ons inputs 3-4 via Saffire MixControl App

Digital Channel Inputs (Inputs 5-6) 44.1 – 96kHz

  • Stéreo S/PDIF input via RCA

Analogue Audio Outputs (Outputs 1-4)

  • 4 1⁄4” TRS Jacks
  • Output Level control (analógico) nos outputs 1 e 2
  • Saída de fones estéreo via 1⁄4” TRS (roteado em conjunto para as saídas 3 & 4) com controle de volume independente

Digital Channel Outputs (Outputs 5-6) 44.1 – 96kHz

  • Stéreo S/PDIF Output via RCA

Mais I/O

  • 1 6-pin FireWire S400 socket
  • 2x conectores 5-pin DIN MIDI: In and Out
  • Conector de energia, para uso com a fonte fornecida

 

Pacote de Softwares

A Focusrite Saffire PRO 14  não vem recheada de softwares. Mas vem com o que interessa.

FOCUSRITE-Saffire-PRO-14-Software-Pack

Novation Bass Station

Sintetizador nervoso para quem produz música eletrônica ou utiliza esses elementos em outros estilos musicais.
Site do fabricante: http://global.novationmusic.com/software/bass-station

Ableton Live Lite 8

Um DAW para gravar e finalizar suas produções, similar ao Cubase, Sonar, Logic e tantos outros por aí.
https://www.ableton.com/en/products/live-lite/

Scarlett Plug-in suie

Pacote de plugins com  compressor, gate , equalizador e reverb. A qualidade é um pouco acima da esperada. Sobretudo o compressor e o reverb. Em breve faremos um review exclusivo para esse pack de plugins.

http://global.focusrite.com/plug-ins/scarlett-plug-in-suite 

Scarlett Plugin Compressor

A Focusrite Saffire PRO 14  é uma interface de áudio externa, com conexão firewire, extremamente estável e robusta, voltada para os Home Studios e Studios de pequeno e médio portes. São 8 entradas e 6 saídas no total, controladas por um mixer via software (Saffire MixControl, na imagem abaixo), que oferece muitas opções de roteamento …

Review Focusrite Saffire PRO 14 Review

Qualidade de som
Acabamento
Praticidade de operação
Preço
Custo x benefício

Veredito

A Focusrite Saffire PRO 14 cumpre totalmente a sua promessa: atender com excelência a Home Studios e Studios de pequeno e médio portes. A qualidade é excelente, porém existem alguns pontos contra, como todo equipamento. O custo x benefício é muito bom e talvez seja a melhor compra nessa faixa de preço. Um item a observar é a taxa de amostragem da interface, que vai até 96Khz com 24bits. Se você quer impressionar seu cliente, com 32bits, não vai ser com a Saffire PRO 14. Porém se está buscando qualidade sonora em um produto robusto que funciona de verdade, pode comprar sem medo.

95

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

2 Comentários

  1. If it sounds so dirnefeft in your studio than it does in a car, there are a few things you should check in to:The problem could be that you EQ the bass up a little on the vocals, and then when it gets played in a car with strong bass signal it becomes overkill. This could be happening because the studio monitors you’re using to listen to the playback might not be carrying the bass across well. Maybe you should replace your monitors, listen back through dirnefeft pairs of headphones, or add a subwoofer to your studio playback setup.The problem could be the mic you’re using to record the vocals. If you’re recording hip-hop or rap, and you know that the vocals will be competing with a very strong, prominent bass line, you need to pick a vocal mic that will make the vocals sound clear, bright, and strong so they can still be heard over the crazy low end. If you’re recording at home, make sure the vocals are recorded in an area that is completely isolated from everything else if you can hear any of the playback in the vocal track, the whole thing will turn to mud.I don’t think that the problem is coming from tracking in Cubase or your interface if you’re listening to the mixes coming out of Cubase and they sound dirnefeft in a car, I think the most likely explanation is the speakers or headphones you’re using to listen back and mix aren’t delivering the bass well enough as you’re EQing.However, if what you are listening to in the car has been mastered in Cubase, you might me spreading it to to large a dynamic range, and causing distortion. The mastering software in Cubase isn’t great, so if you master it too loud, any peaks could distort everything in the track. If that’s what you’re doing, try mastering it to a lower volume. It will be quieter on the CD, but unless you have professional mastering equipment you won’t be able to avoid that. The music will be better a little quieter on the CD then coming across distorted.

  2. Como faço se meu PC não tem entrada fireware ?existe algum adaptador?
    Abcs

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página