Fender Frontman 25R Review

Se você precisa de um amp entre os pequenos cubos de estudo e a qualidade dos modelos mais caros, a Fender ouviu suas preces e criou o Frontman R25.

Como o nome sugere, são 25 watts de potência, empurrados através de um falante de 10′, o que significa mais definição, principalmente para os graves.

Além disso, o Frontman tem uma saída para fones e mais duas entradas. Uma para foot switch e outra para fontes de som em linha estéreo, como um iPod, por exemplo. Nesse caso, o controle de volume da fonte sonora não é feito no amplificar, mas dever ser feito no próprio player.

VISUAL

O  visual é o clássico Fender “blackface”, preto com grelha prateada e knobs vintage. Para o meu gosto, muito bonito, por sinal. O acabamento é bom, mas não chega a ser algo premium, gabinete ok, knobs ok, mas algo que me chamou a atenção foi a aparência do metal que protege o amp nos cantos: parece frágil, muito brilhante, não combina com a cara vintage do Frontman. Enfim, nada que afete o som.

Fender Frontman 25R

 

QUALIDADE DO SOM

A qualidade de som desse combo é impressionante para a sua faixa de preço. A equalização responde de maneira satisfatória, sendo possível muitas possibilidades de timbragem, apenas com os controles do amp. Os agudos são cristalinos, como esperado em um Fender e os graves bem presentes.

Vale lembrar que esse amplificador fala muito bem para o seu tamanho, mas se acha que vai colar os móveis na parede e quebrar os vidros das janelas, esqueça. Mesmo assim, dentro de casa, provavelmente seu volume não passará do 3! A definição é bem satisfatória, mas os perfeccionistas provavelmente substituirão o alto-falante “genérico” que vem de fábrica. Digo genérico, pois não encontramos nenhuma referência ao seu fabricante.

CANAL LIMPO

O canal limpo (clean) é limpo de verdade e com a qualidade Fender que se você não conhece, então está mais que na hora de conhecer. Até o volume 5, praticamente sem distorção. Depois disso, vem pintando uma sujeira, nada absurdo, mas para os ouvidos mais exigentes, ela está ali. Aliás, algo que é bem comum em muitos modelos de caixas.

CANAL DRIVE

O canal drive (distorção) é bem característico, com aquela “fritada” tradicional da distorção das frequências altas. Entendeu? É um drive até legal para dar uma colorida, mas não chega a ter aquele peso todo. Não chega a ser decepcionante, mas, definitivamente não é o ponto forte desse cara.

REVERB

O Frontman 25R vem com o clássico reverb Fender. O efeito é bem presente e adiciona uma boa sensação espacial às cordas. Com esse reverb dá pra entender porque existem as expressões “molhado” e “seco” direitinho. É excelente para dar uma boa encorpada no som de um modo geral e muito bem-vindo aos solos.

Samples do Fender Frontman R25 microfonado

Para demonstrar melhor o som do Frontman, preparamos alguns samples pra você.

Gravamos com um microfone condensador Behringer B2, posicionado no centro do falante, a aproximadamente 10cm. Lembre-se que a ideia não é mostrar um som bonito, mas apresentar as características essenciais e a sonoridade do amplificador.

Canal Drive

Começamos como o equalizador flat, o ganho em torno de 2 e vamos trocando a posição dos captadores. Em 0:57, aumentamos um pouquinho o ganho para mudar a ligeiramente a coloração do som. Em 1:46 damos uma ponta de agudos e médios para aumentar a presença. Em 2:55 aumentamos o ganho para 8 em homenagem aos Metalheads e tocamos um riff mais pesado. Para finalizar algumas notas aleatórias para você sentir melhor o amp.

Canal Clean

Começamos também como o equalizador flat e vamos trocando a posição dos captadores. Em 1:50, acrescentamos um pouco de reverb, que é muito bonito, por sinal. Em 2:17 aumentamos consideravelmente a intensidade do efeito. Note a duração quando tocamos e seguramos a nota propositalmente.

Se você precisa de um amp entre os pequenos cubos de estudo e a qualidade dos modelos mais caros, a Fender ouviu suas preces e criou o Frontman R25. Como o nome sugere, são 25 watts de potência, empurrados através de um falante de 10′, o que significa mais definição, principalmente para os graves. Além …

Review Fender Frontman 25R Review

Qualidade do som
Acabamento
Nível de ruídos
Preço
Visual
Custo x benefício

Veredito

O Fender Frontman 25R está muito além dos cubos de estudo (pratice cubes) da vida e bate com facilidade alguns concorrentes na faixa 20 e 25 watts. Ele oferece um excelente custo benefício, principalmente, para quem quer evitar os amps cheios de simulações digitais, que estão na moda. Atende perfeitamente, ensaios e pequenas gig's.

83

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

1 comentários

  1. EXCELENTE REVIEW, muito explicativo e bem detalhado, estou perto de adquirir o amp. Mas tenho uma dúvida, irei comprar a Pedaleira Boss Me 25 também, vocês acham que esse amp aceita bem os efeitos? Irá combinar? Qual a dica?
    Obrigado!!!

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página