O que é ASIO

Antes de qualquer coisa, o que é ASIO? A sigla ASIO  significa “Audio Stream Input Output”, ou seja: é um protocolo criado pela Steinberg para gravar ou reproduzir múltiplas fontes de áudio, sem perda de sincronismo. Embora o pioneiro na gravação em HD/Pc, o Cakewalk (na época não se chamava Sonar) não utilizasse ASIO, sem dúvida essa tecnologia foi o que possibilitou o surgimento de softwares “multitrackers” mais robustos, como o Cubase, por exemplo. Hoje até o Sonar suporta ASIO.

É certo que em computadores mais potentes o sincronismo nunca foi um grande problema, então vem a pergunta: qual a vantagem em utilizar ASIO?

Latência ou explicando melhor, a velocidade de resposta do sistema a um sinal de áudio.

Tanto o que entra como o que sai. Assim, em sistemas de latência baixa é possível utilizar vários Instrumentos Virtuais  simultaneamente, enquanto a guitarra que está entrando é processada por plugins. O sinal da guitarra entra, passa pelo rack virtual, ganha um chorus e um reverb e volta para o output do programa sem atraso perceptível. Quando você mexe em um fader do mixer virtual e demora a ouvir o resultado, é porque a latência está muito alta. Para se ter uma idéia, um sistema equipado com interface de áudio que ofereça suporte a ASIO pode operar em até 40 milissegundos enquanto uma placa de som muitas vezes fica em 750 milissegundos.

ASIO para todos

Para quem não possui uma placa com suporte a ASIO, ainda existe uma saída – tentar a solução via software implementada por Michael Tippach, em seu sitehttp://www.asio4all.com/ . Segundo Michael, ASIO4ALL é um driver ASIOindependente de hardware, para dispositivos WDM. Utiliza WDM Kernel-Streaming e algumas vezes métodos mais sofisticados, que proporciona significativa redução na latência. Será?

Fontes:
http://www.harmony-central.com/Events/WNAMM99/Steinberg/ASIO-2.0.html
http://www.steinberg.net/

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página