NS-10 e Control 1 com mais grave e amplificador barato

Esse artigo tem como objetivo aproveitar monitores não-amplificados e adicionar mais grave à caixas pequenas, gastando pouco e de forma simples. Como isso é possível? Continue e você vai ver.

Que tal usar monitores (caixas com resposta plana) sem ter que gastar muito com um amplificador? Ok, já existem caixas amplificadas, mas essas não valem, pois o amplificador está embutido na caixa e no preço. Me refiro às boas e velhas caixinhas que começaram essa história de home estúdio, asYamaha NS-10 e JBL Control1.

Pra quem não conhece, para fazê-las funcionar é necessário plugá-las em um amplificador, que, na maioria das vezes, ou é caro ou é um trambolho que ocupa muito espaço (mais ou menos o dobro de um multiefeitos formato rack).

Todo mundo sabe que as referidas caixas são ótimas, mas sofrem de um mal, que para alguns é irritante: a falta de graves. Acontece que com um pouco de criatividade as coisas podem melhorar, e muito! Para solucionar este problema, vamos recorrer aos populares e baratos subwoofers para computador. Sim, aquele conjunto 2.1, com duas caixinhas e um woofer. Adivinhe só, para funcionar, o woofer precisa de um… amplificador!

verdi

Direto ao ponto: vamos basta adaptar o cabo que sai do woofer e ligá-lo em nosso monitores. Agora temos um amplificador de baixo custo, mais bonito eganhamos de bonus o grave que faltava no nosso setup.

Particularmente, tenho usado em meu home estúdio  e estou muito satisfeito. Principalmente pela mobilidade e por poder deixar o “amplificar” na mesa, ao alcance das mãos. Boa notícia para quem ainda não possui uma placa de áudio profissional: esse artifício funciona com placas onboard.

O subwoofer que uso é um Verdi 2.1 9 RMS.
Update: usava. Agora troquei por um par de monitores KRK que tem graves satisfatórios.

Voltando ao subwoofer, ele custa pouco e faz a sua parte muito bem.

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página