M-Audio Jamlab: interface usb boa e barata

JamLab transforma seu computador numa máquina de gravar guitarra.

Não precisa amplificador, nem efeitos externos, apenas plugins. Basta plugar e o resto deixa com ele. Parece exagero, mas não é. O aparelhinho é uma interface de áudio USB, com entrada 1/4 para guitarra (o conhecido plug “banana”) e saída 1/8 para fones de ouvido (nada impede que você plugue em um mixer ou mesmo em um par de caixas de som multimídia). Para quem não pretende utilizar efeitos externos, como pedais, por exemplo, ele vem com um software simulador de efeitos interessante, o GT Player Express. Infelizmente não é um “Guitar Rig”, mas quebra um galho com overdrive, delay, reverb e chorus. Para praticar também é bem legal, pois você pode carregar arquivos de audio como Mp3 e Wav, diminuindo a velocidade para acompanhar.

De bônus ainda acompanham alguns loops de bateria que servem para quem gosta de improvisar.

Jamlab - interface de audio

JamLab na prática

Na prática o JamLab é muito útil para quem precisa viajar e gravar em um notebook ou não tem muito espaço em casa. A latência é baixa e o ASIO funciona perfeitamente. Consegui gravar muito bem em um notebook HP P4 2.8 com 512mb de ram, utilizando Cubase SX 2 e uma guitarra plugada em linha. O som é claro e sem ruídos. O preço é outro fator que motiva bastante: hoje você compra um por aproximadamente 1/4 do preço de uma placa USB como a Audiophile 2496.

Apesar de ser uma solução excepcional e de baixo custo, é importante frisar que não se trata de um equipamento destinado a fins profissionais. Porém, consegui fazer muita coisa com ele, o que me leva a crer que, para produções simples pode funcionar sem necessidade de uma interface de áudio extra. Claro que não estamos avaliando as outras etapas da produção, como qualidade dos instrumentos, pré-amplificadores etc. O ponto alto do produto, sem dúvida é a praticidade.

É pequeno e sua instalação é muito simples. Se você tem um notebook e vive viajando (Gigs) ele é perfeito pra você. Se você não tem muita grana sobrando e pretende iniciar seu home studio, ele também é perfeito pra você.

Mas não esqueça de olhar as especificações técnicas no site do fabricante: http://www.m-audio.com/products/en_us/JamLab-focus.html

JamLab transforma seu computador numa máquina de gravar guitarra. Não precisa amplificador, nem efeitos externos, apenas plugins. Basta plugar e o resto deixa com ele. Parece exagero, mas não é. O aparelhinho é uma interface de áudio USB, com entrada 1/4 para guitarra (o conhecido plug “banana”) e saída 1/8 para fones de ouvido (nada impede …

Review M-Audio Jamlab: interface usb boa e barata

Preço
Durabilidade
Pacote de softwares
Drivers
Mobilidade
Som
Latência

Veredito

Uma boa interface para quem viaja bastante ou quer apenas capturar algumas ideias. No máximo pré-produções. Para o que se propõe, o produto cumpre bem a sua função.

81

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página