10 Dicas para Cubase SX

imgcubase sx2

1 – Diminua a latência

Antes de tudo, não esqueça de configurar o ASIO para uma melhor latência (mais baixa). Para isso vá em Devices > Device Setup > VST Multitrack e escolha em ASIO Driver.

2 – Cole no mesmo lugar

É comum, quando trabalhamos com emendas, arrastar um clip de audio ou MIDI para o track de cima ou de baixo. Para que fique EXATAMENTE no mesmo lugar na linha do tempo, basta manter pressionada a tecla “control”.

3 – Loop ajuda

Ouvir um trecho em loop ajuda muito em determinadas situações. Para “setar” a área de loop, pressione a tecla “control” e clique na barra numerada, que marca os compassos. Isso irá marcar o início. Para marcar o fim do trecho, pressione a tecla “alt” e clique na mesma barra. Antes de iniciar, não esqueça de marcar o ícone “loop“, ao lado do botão “stop”, na barra de transporte. Caso não esteja visualizando a barra de transporte, aperte F2.

4 – Mixer virtual

Para mixar com conforto, é importante que as janelas não atrapalhem a operação. Para mostrar e esconder a janela “mixer”, pressione F3.

5 – Grave no clique

O metrônomo é fundamental para uma boa gravação. Para acioná-lo, pressione o botão com a palavra “click” na barra de transporte.

6 – Clique mais alto ou mais baixo

Para alterar o volume do metrônomo, clique em Transport > Metronome Setup. O Volume está acima do botão Help. Nessa tela você poderá configurar todas as opções referentes ao metrônomo, como nota midi, “pre-count” etc.

7 – Duplicando Clips

Para duplicar um clip de audio ou MIDI, esqueça o “copiar e colar”. Para ganhar tempo, pressione “Control + D”.

8 – Veja se o cpu suporta

Monitore os recursos utilizados pelo Cubase. Assim você saberá se pode ou não adicionar mais efeitos, antes que ocorram cliques e pops indesejados. Para isso pressione F12.

9 – Liberando memória e cpu

Libere memória, utilizando a funcionalidade “Freeze”. Ela converte seusinstrumentos virtuais para tracks de audio, podendo reverter para instrumentos virtuais a qualquer momento, caso alguma mudança se faça necessária.

10 – Clonando propriedades entre “tracks”

Você pode clonar as propriedades de um track e aplicar a outro. Para isso, aperte F3 para abrir o mixer. Selecione o track e clique no ícone “copiar” à extrema esquerda do mixer. Escolha a track que receberá as propriedades clonadas, selecione e clique no ícone “colar”.

Quem é o editor do Guia do Áudio?


O Guia do Áudio é mantido por Gabriel Guerra

Músico, compositor, produtor musical e publicitário.

Ficou curioso? Saiba mais sobre meus trabalhos:
SoundCloud | Youtube | Facebook | gabrielguerra.me


Produção musical? Produza seu CD comigo!

1 comentários

  1. olá preciso de ajuda urgente eu dupliquei uma música e to salvando normalmente mais quando abro só aparece ruídos e nada da música o que fazer?

Já comentou?

Seu email não será publicado. Campos obrigatório marcados *

*

Topo da página